Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Artigos

05/08/2013

O Papa Não Sabe

O Papa Não Sabe

Querido leitor, que você esteja em paz. A despeito da recente vista do Papa Francisco ao Brasil, muitas declarações, posturas e gestos me chamaram atenção. E, provavelmente, você deve também ter se sensibilizado com ele, independente de credo.

Talvez você possa estar imaginando que vou falar sobre a sua rica humildade. Ou, quem sabe, pela sua abertura, acessibilidade e ânimo. De repente, você possa estar pensando que vou ressaltar as visitas que ele fez a pessoas simples, a casas humildes, a encarcerados, dependentes de entorpecentes em recuperação, enfim, tantas coisas poderemos dizer sobre esse papa que, em tempo, deixou saudade.

Não. Não vou falar nada sobre esses pontos, embora pudéssemos discorrer muito sobre cada um deles. Vou me ater a entrevista que sua Santidade o Papa Francisco concedeu ao Globo News.

Perspicaz, o repórter perguntou ao Papa o que poderia ter ocorrido no Brasil, pois a igreja católica havia perdido muitos adeptos a outras igrejas. Atento, o Papa, de chofre, responde: “Não sei”. Persistente, o jornalista volta a carga e questiona o Papa, querendo saber dele, porque os jovens brasileiros foram às ruas protestar. Ao que prontamente o religioso responde: “Não sei”. Interessante é que o entrevistador ainda quer tirar da sua Santidade algumas declarações bombásticas à sua reportagem, e Francisco, fazendo jus a seu nome, responde: “Não sei, mas se você quiser eu posso inventar”.

O Papa não sabe. Que bom, dentro da sua infalibilidade, o Papa Francisco vem a público dizer que não sabe de muitas coisas e, assim, demonstra-se como um homem grande e sábio.

Querido leitor, o Papa não sabe. Ora, se o Papa vem a público sabiamente e se coloca como alguém que não sabe tudo, porque nós temos, em muitas ocasiões, a petulância de dar conselhos aos outros? O que nos leva, em diversos momentos de nossas existências, a resolver os problemas dos outros e, em alguns casos, diagnosticar e, o que é pior, até prescrever o remédio sem sequer termos CRM?
Ufa! Agora respiro mais aliviado, se o Papa que é o Papa diz várias vezes que não sabe das coisas, eu também posso dizer isso. Que bom!

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

Beto Colombo

Carregando sistema de comentários
Veja todos os artigos